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  • Foto do escritorAlisson Marques

Organização é tudo - Chave do Sucesso.

Tomar um posicionamento em relação ao mercado é optar por apenas uma dentre as três es

tratégias destacadas a seguir: diferenciação – oferecer o que os concorrentes não oferecem (uma lanchonete que inclua em seu cardápio o “hambúrguer nordestino”, com carne de sol, por exemplo); liderança em custo – centrar o objetivo da lucratividade no volume de vendas (são os estabelecimentos a quilo, bufê); nicho de mercado – voltar-se totalmente para a conquista e a manutenção de um público cativo. E como escolher uma das estratégias apresentadas como sendo a mais adequada? De posse de todos os dados recolhidos, inicialmente verifique em que medida eles vão ao encontro das competências da sua empresa; em seguida trace os objetivos estratégicos anuais e estabeleça as metas em termos de quantidade, tempo e responsabilidade. É importante procurar sempre o casamento do que é bom para o indivíduo (você e sua equipe) e para a empresa, tanto nos cargos de chefia quanto na contratação e no treinamento de funcionários. Se acontecer o contrário, uma pessoa mal-encaixada em sua função pode desestabilizar todo o grupo. Lembre-se de que a orquestra não pode desafinar!


Planejamento do Seu Bar e Restaurante


No planejamento de seu estabelecimento, deve ficar definido qual será o seu padrão de qualidade. Os produtos, serviços e respectivos preços devem corresponder às expectativas do seu público-alvo. É de muita utilidade planejar seu calendário de eventos e promoções,

providenciando tudo o que compete: desde os brindes até as encomendas para o abastecimento do estoque, mesmo dos produtos perecíveis. É uma segurança. Como é difícil para um pequeno comerciante conseguir estoques com bons preços de última hora! Planeje as compras com antecedência para não ficar na mão e não comprometer os ganhos a mais que você pode obter na ocasião das festas, pois esse é o suporte para a época da baixa estação ou de tempos mais difíceis. Nem sempre se consegue planejar o calendário de eventos com a antecedência ideal (seis meses, pelo menos), pois isso depende do interesse dos clientes. Às vezes, surge uma oportunidade de se oferecer um evento que não estava planejado. Deixar de participar? Não, é bom participar porque é importante que seu estabelecimento se mostre participativo por ocasião das atividades festivas locais, o que, além de simpático, atrai, de qualquer forma, maior clientela.







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