1. Tudo Começa pelo Cardápio
Um erro muito comum cometido pelos Donos do Restaurante de primeira viagem é escolher um cardápio extenso e com muitos itens e com isso, não se dão conta de que estão trazendo um problemão para a sua gestão e controle de estoque.
Menos é mais Foque no que você é bom e vá acrescentando novos pratos a medida que o seu negócio vai se tornando mais maduro.
2. Organize os Produtos em Categorias
Para facilitar e tornar o processo mais fácil e objetivo, organize os produtos por categorias e subcategorias, como, por exemplo: legumes, bebidas, carnes e grãos; sucos, refrigerantes, cervejas.
3. Use o Método PEPS
O método PEPS, "primeiro quem entra, primeiro quem sai", implica que aquele produto que foi comprado primeiro ( o primeiro que entra) deve ser vendido antes (primeiro que sai) do que os produtos mais recentes.
Quando falamos de produtos perecíveis, é ainda mais importante, pois evita o desperdício.
4. Reabasteça de Forma Inteligente
Produtos sazonais, por exemplo, que vendem mais em um determinado período, devem ser adquiridos de forma inteligente.
Além disso, dar prioridade à compra dos produtos mais populares também é uma forma de reabastecimento inteligente, pois evita a falta de produtos e a perda de vendas.
5. Planeje-se para evitar perdas
Acompanhar o volume de compras, receber as mercadorias com cuidado, estar atento à data de validade e ter regras e processo fixos de gestão de estoque são algumas das medidas que você pode tomar para evitar perdas no estoque.
6. Realize inspeções periódicas
Estabelecer uma data para realizar a verificação e a contagem do estoque também é uma ótima tática para mantê-lo sob controle, principalmente quando o movimento de mercadorias é alto
7. Estruture e Documente o Processo
Quem está responsável pelo controle de estoque e como deve fazê-lo? Documente esse processo, para que flua com mais organização e seja possível ensinar outras pessoas quando necessário.
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