5 Dicas para Agilizar seu Atendimento em seu Restaurante
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Foto do escritorAlisson Marques

5 Dicas para Agilizar seu Atendimento em seu Restaurante



Ter maneiras de agilizar o seu atendimento, certamente é um grande diferencial para o seu cliente e pode até mesmo ser o que o faz retornar ao seu estabelecimento. Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe!


A agilidade no atendimento em um bar ou restaurante é essencial e interfere tanto no nível de satisfação do seu cliente, quanto no faturamento da empresa.


No entanto, o cliente e seus problemas devem ser resolvidos rapidamente para que ele volte ao seu estabelecimento.


Além disso, devemos lembrar que ter um atendimento ágil, só produz benefícios para um negócio, como por exemplo:


Diminuição da fila de espera;

Aumento no fluxo de atendimento;

Otimização da equipe;

Experiência positiva do cliente;

Mais atendimento, consequentemente leva à mais lucro.

Somente com essas quatro vantagens podemos notar a importância de se ter um atendimento ágil e saber qual a melhor maquininha de cartão.


Mas, como otimizar o atendimento e ter uma boa reputação no mercado? Esse será o tópico a seguir.


Como agilizar o Atendimento na Prática


Planejamento é a chave de todo bom negócio e não seria diferente em relação aos bares e restaurantes da sua rede.


Embora o seu negócio já seja bem estruturado, saber como melhorá-lo pode ser um grande diferencial, se você quer se manter em um mercado cada vez mais competitivo.


Confira a seguir 5 ideias e dicas para te ajudar a agilizar o atendimento ao seu cliente dentro da sua empresa. Confira:


1. Treine sua equipe


Ter uma equipe preparada para fazer um atendimento ágil é fundamental para que os seus clientes se sintam bem atendidos.


Isso porque, uma equipe bem treinada conhece todos os pratos do seu restaurante, além de claro, prestar esclarecimentos de maneira atenciosa e agradável.


Muitas vezes, o cliente se mantém fiel à um estabelecimento por conta do atendimento do seu funcionário e não somente pelos pratos. Fique atento!


2. Tenha um Bom Cardápio


Para que o seu cliente tenha uma boa experiência com o seu cliente, é imprescindível que você invista em um bom cardápio.


Isto é, o seu cliente deve conseguir encontrar todas as informações sobre os pratos rapidamente e de maneira clara.


Pesquise o cardápio dos concorrentes e veja no que pode melhorar para se tornar um diferencial.


Para manter um atendimento personalizado até no cardápio, uma sugestão que poucos gestores pensam é ter uma versão em braile do seu menu.


Isso acaba permitindo que cliente com deficiência visual, tenha uma experiência completa no seu restaurante, o que aumenta a fidelização dos clientes ao seu negócio e traz uma imagem de acessibilidade a sua marca.


Além disso, o cardápio em braile permite que o seu colaborador atenda outras mesas e não fique lendo para o cliente item a item.


São esses detalhes que otimizam e melhoram o atendimento do seu restaurante. No entanto, são poucos os gestores que pensam em todos esses aspectos.


3. Facilite na Hora do Pagamento


Um dos principais momentos em que a fila do seu restaurante pode aumentar é na hora do pagamento e isso pode causar um grande desconforto no seu cliente.


Para que o seu negócio não acumule longas filas na hora de fechar a conta, o ideal é que você ofereça pagamentos através dos dispositivos móveis na mesa e na máquininha – assim, o cliente evita ter que se deslocar até o caixa para isso.



4. Tenha um Estoque Controlado


O controle de estoque é fundamental em todos os sentidos, tanto para facilitar no momento de preparar os pratos, quanto para o controle do setor de compras.


Afinal de contas, saber quais são os itens que irão em um prato e onde estão dispostos é um facilitador para quem trabalha na cozinha.


5. Escute sua Equipe e Clientes


Um bom gestor sabe da importância de se ouvir os seus colaboradores, ainda mais no que se diz respeito às dificuldades de atender melhor os clientes.


Portanto, a quinta dica é ouvir os seus funcionários sobre as suas dificuldades em atender e tentar eliminá-las.


O ideal é também ouvir os clientes, pois com essas informações fica fácil descobrir o que precisa ser melhorado e o que já está satisfatório.


As ideias que apontamos para atender melhor o seu cliente são para facilitar o seu gerenciamento e claro, aumentar os seus lucros.


Todo planejamento pode parecer difícil no início, mas quando bem estruturado permite que você e a sua equipe tenham bons resultados.



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